terça-feira, 19 de agosto de 2008

Entrevista com o escritor que visitará a Escola


Leiam!!!


Entrevista com o Escritor Celso Gutfreind



Parte I


Lucas Cruz (colaborador do jornal e monitor da biblioteca), entrevistou via e-mail, o escritor Celso Gutfreind que visitará a nossa Escola, no próximo dia 04 de outubro.



Dados Gerais:




  1. Nome completo: Celso Gutfreind

  2. Data de nascimento: 15/09/1963

  3. Natural: Porto Alegre



Quando o Senhor era criança:

Lucas:Você tinha amigos na rua ?
Celso Gutfreind: Tinha muitos. Lembro do Luís Henrique. A mãe dele dava aulas particulares em casa, e meu sonho era ser aluno dela pra não precisar ir até o colégio. Também tinha o Vitor Hugo, que eu nunca esqueci, porque escalava paredes.



Lucas: Do que você gostava mais de brincar?
Celso: Brincava de muita coisa. Morava numa casa com quintal e subia em árvores pra pegar fruta ou conversar com os cachorros do vizinho. Brincava na rua de pega-pega, esconde-esconde, mas o que eu mais gostava mesmo de brincar era de futebol de botão. Meu pai construiu uma cancha e fui fazendo os times aos poucos. Organizava campeonatos sozinho e com os amigos. Cada time tinha uma história, cada jogador também. Pra mim aquilo era verdade.



Lucas:O senhor tinha um bicho de estimação? Qual?

Celso: Tive tartaruga, no primeiro lugar que morei. Depois cachorro. O primeiro se chamou Bob e morreu ainda jovem, atropelado. O segundo se chamou Nick e, felizmente, morreu de velho.



Lucas: O senhor gostava de ler? Que tipo de livro você gostava de ler?
Celso: Adorava ler. Comecei com revistas em quadrinhos e amava todas. Depois, sem deixá-las, passei pros livros e lia de tudo. Meu autor predileto era o Monteiro Lobato, esse do Sítio do Picapau Amarelo. Mas também adorava o Fernando Sabino.



Lucas: Qual programa de televisão você gostava de assistir?
Celso: As séries de televisão, especialmente Zorro, Perdidos no Espaço e A Feiticeira.Lucas: Você gostava de assistir filmes?Celso: Adorava filmes, eles fizeram parte da minha infância.



Lucas: Que música te faz lembrar a infância?
Celso: Atualmente é "A Bailarina", do Chico Buarque, porque fala de uma parte especial da minha vida.



Lucas: Qual era o seu esporte preferido?
Celso: O que eu melhor jogava era tênis, mas o preferido era futebol.


Lucas: Qual é o time do seu coração?
Celso: Grêmio Futebol Portoalegrense.


Lucas: Qual é o seu jogador preferido?
Celso: O que eu mais gostei foi o Renato Gaúcho, o nosso Fernandão, ou seja, o que participou da conquista mais importante do clube.



Lucas: O que você gostava de comer?
Celso: Comia de tudo, mas do que eu mais gostava, como escrevi na Revolta da Salada, era batata frita.

Continua ...

Parte II da entrevista será postado dia 26 de agosto.


Reportagem do aluno Lucas Cruz /B32

Um comentário:

Paulo Roger da Silva Martins disse...

Adorei a entrevista, muito boa, muito bem feitas as perguntas e me amarrei nas respostas...sou estudante nesse colégio a 4 anos e adroro faltam 3 anos para me formar... mas o amor não some ele cresce... amo vocês