terça-feira, 28 de outubro de 2008



Viagem a Tramandaí

O Grêmio Estudantil fez umaa viagem a Tramandaí junto a outras Escolas de Porto Alegre nos dias 10 e 11 de novembro.

Para o 54°Congresso da UGES (união gaúcha dos estudantes secudarista) onde estavam todos os representantes de todas escolas do Estado junto a UMESPA (união metropolitana dos estudantes secundarista de porto alegre) para discutir diversos assuntos sobre Educação.

Logo após veio o 37° congresso da UBES(união brasileira dos estudantes secundaristas)

Lá nos divertimos muito,pessoas que foram: Adrian P.S, Gustavo D.N, Lucas T.C, junto a professora Valéria.

Ficamos dois dias acampados em uma escola de tramandaí onde participaram mais de 648 instituições de ensino.

Lá discutimos a aceleração do “'PAC de educação'que é o (plano de desenvolvimento da educação) em alusão ao programa de aceleração do crescimento do governo Lula que diz que isto deve acompanhar o 'FUNDEB'(fundo de desenvolvimento da educação básica).

A Deputada Federal Manuela D’Ávila (PC do B), presente na cerimônia de abertura do Congresso, ressaltou que “quando a gente vê a etapa do Congresso da UBES e o Congresso da UGES acontecerem juntos, nós temos certeza que os estudantes brasileiros e os estudantes gaúchos não vão cansar de lutar para mudar o nosso País. Os estudantes brasileiros e gaúchos lutam muito para fazer de nosso país um país com a cara da juventude, um país em que cada guria e cada guri tenham direito a escola, tenham direito a transporte para ir para a escola, que tenham direito a Cultura, que tenham direito a sonhar e a realizar o sonho de entrar para uma universidade pública ou entrar para uma universidade com o apoio de um programa avançado como é o Pro-Uni. Quando nós vemos tanta galera junta, de tantas cidades de nosso estado, fazendo um congresso tão grande como este, nós temos a certeza que os nossos sonhos vão ser realizados”. Ao final de seu pronunciamento, Manuela D’Ávila convocou os estudantes a realizarem as mudanças que queremos no Brasil: “Vocês que estão aqui estão dando uma grande vaia nessa gente que acha que nós não vamos mudar nosso país. Nós vamos mudar nosso país!”.

Também participaram dos congressos unificados o Prefeito de Tramandaí, Edegar Rapach, o Vice Prefeito, Anderson Hoffmeister, o Secretário de Turismo de Tramandaí, Paulo Costa, o Presidente da Câmara de Vereadores de Tramandaí, Vereador Enio Constanti, o Vice-Presidente da UNE no RS, Rafael Simões, a vice-presidente da UBES e presidente da UMES-SP, Michele Bressan, a diretora da UBES no RS, Ana Righi, o presidente do Movimento da Juventude Trabalhista do RS (MJT), André Vilson, e o Presidente da União da Juventude Socialista no RS, (UJS), Edison Pushauski. O Presidente da Juventude do PMDB do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, destacou que a juventude deixou de ser vista apenas como o futuro do País e se afirma como o presente ao construir o grande futuro que sempre sonhou para o Brasil: “Faço um apelo aos gestores para que acreditem na juventude, para que acreditem nos jovens do Brasil, acreditem na força que têm depositado nos ombros da gurizada aqui do Rio Grande do Sul, por que somos o presente do País e queremos construir um grande futuro para o nosso País. A gente sabe da importância de unificar os movimentos, de realizar aqui em Tramandaí, unificadamente, o Congresso Estadual de Estudantes e a etapa estadual do Congresso da União Brasileira de Estudantes, e é por isso que nós, da Juventude do PMDB, temos orgulho de participar firmemente do movimento estudantil. Acreditamos que este movimento é um dos principais movimentos sociais da sociedade brasileira, e foi através deste movimento que conquistamos grandes direitos. Quando a gente fala de movimento estudantil nós falamos das bandeiras de luta da juventude brasileira, como qualificação profissional, a qualidade escolar, a inserção no mercado de trabalho, e, mais do que nunca, desenvolvimento social para a juventude brasileira”.
O Presidente da Juventude Revolucionário 8 de Outubro do RS (JR-8), Eder Pereira, destacou a grandiosidade do congresso unificado e salientou que a força dos estudantes unidos é a vanguarda da luta social brasileira: “Nós vivemos um momento muito bom, uma ótima fase do movimento estudantil e da Educação, com muitas mudanças e muitos investimentos no País, como o Pro-Uni, que dá a chance aos trabalhadores de ingressarem numa faculdade, e o PDE, que é o maior investimento na Educação de todas as épocas. Nós temos que debater e levantar os estudantes para que estas mudanças prevaleçam no País. E a UGES, a UBES e o movimento estudantil unificado é que vão garantir que estas mudanças continuem e prevaleçam por muitas décadas adiante”.
O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Luiz Augusto Lara (PTB) participou do Congresso na tarde de sábado e deixou sua saudação aos estudantes, anunciando, inclusive, ações do Governo para desenvolver o turismo estudantil em todo o Estado e a adoção de atividades esportivas como forma de educação complementar nos turnos inversos aos das aulas de 20 mil estudantes, ao que foi saudado pelos estudantes com o coro de “Lara, amigo, a juventude está contigo”

E foi muito legal nós gostamos muito de ter participado e fiquem conosco que logo conteremos as nossas historinhas da viagem como a de que Gustavo tem um anjo da guarda super protetor que salvou ele da morte três vezes

OPS!!!!!!!!!!!! não era pra eu ter falado psio.Fiquem queitinhos e esperem que virão outras histórias muito engraçadas.Abração muito obrigado pela compreenção e pela paciência.Fiquem com Deus.

Adrian Pereira da Silva

Nenhum comentário: